A necessidade emergente de criar um estilo de vida mais sustentável fez com que nascesse um modelo de negócios onde bens e serviços são compartilhados entre empresa e consumidor, ao invés de vendidos. Os exemplos mais comuns são:
escritório compartilhado: os espaços de coworking são locais que dão acesso à infraestrutura para trabalhar ou estudar sem a necessidade de firmar um contrato de aluguel de longo prazo, ou seja, você usa quando precisa. Imagine: acabou a luz em casa ou você precisa se concentrar numa tarefa importante, pagar por uma diária em um escritório compartilhado pode ser a solução.
aluguel de carro: seja uma viagem de férias ou rodízio veicular, a opção de alugar um carro te permite ter a liberdade de se locomover pela cidade por um custo menor se comparado com o custo de uma compra tradicional do veículo.
aluguel de itens para bebês e pets: ao planejar uma viagem com o seu bebê e pet, você pode se deparar com um hotel sem a estrutura adequada para recebê-los, ou, então, a burocracia de carregar várias malas. Ao alugar um berço para o seu bebê ou cama para o seu pet, você pode proporcionar uma experiência confortável e segura para a sua família sem a necessidade de mudar o destino ou o local de acomodação.
O futuro da economia compartilhada tem se mostrado promissor, segundo um estudo publicado pela PwC, estima-se que esse modelo de economia movimente atualmente US$ 15 bilhões anualmente, com projeções de chegar a US$ 335 bilhões até 2025. Um dos fatores que contribuem positivamente para esse cenário é a criação de startups, que através da tecnologia, possibilitam cada vez mais com que as pessoas possam acessar bens e serviços.
Benefícios da economia compartilhada
Consumo consciente: a cultura de compartilhar promove reflexões sobre como consumimos, nos fazendo perguntar: será que eu realmente preciso disso? Ao alugar você tem a chance de experienciar o uso do bem ou serviço e entender se de fato a compra faz sentido.
Impacto ambiental: ao repensar o hábito de compra, você reduz a emissão de carbono, afinal, a necessidade de produzir mais é menor, fazendo com que menos resíduos sejam produzidos.
Democratização do acesso: o custo de alugar é menor do que de comprar, promovendo o acesso a bens e serviços para pessoas que não teriam a oportunidade de usufruir em um formato de compra tradicional. A democratização do acesso, ainda, estimula o crescimento econômico, ao oferecer novas oportunidades de geração de renda para quem compartilha e usufrui de bens e serviços.
Você pode experimentar os benefícios da economia compartilhada ao:
alugar um quarto ou casa em uma plataforma de curta-estadia
oferecer caronas em aplicativos de carona
contratar um serviço por meio de plataformas de prestação de serviço
Em um mundo em constante transformação, com grandes desafios na área de desenvolvimento sustentável e econômico, as práticas de economia sustentável nos oferecem há muito tempo uma alternativa para viver mais, melhor, com menos. Neste contexto, a Mini oferece o aluguel de cadeirinhas, de carrinhos e outros itens para bebês e pets para deixar sua viagem mais tranquila, cuidando do seu “mini” e do mundo.
Conte conosco em sua próxima viagem!
Mto bom